domingo, 7 de novembro de 2010

VARIZES

(Insuficiência venosa crônica)

O que são varizes? Patologia causada pelo enfraquecimento, desgaste ou injúria das válvulas das veias. Na maioria das vezes, são de origem desconhecida e apresentam caráter hereditário.
A incidência dessa patologia é muito alta; no Brasil ocorre em 35% das pessoas acima de 15 anos. A porcentagem de pessoas acometidas aumenta com a idade. Entre os 30 e 40 anos, atinge 3% dos homens e 20% das mulheres. Aos 70 anos de idade, 70% dos indivíduos apresentam algum tipo de varizes.

Condições que favorecem o aparecimento das varizes:

- Predisposição genética (o indivíduo já nasce com esta tendência)
- Gestação (o risco é tanto maior quanto maior o número de gestação)
- Obesidade
- Permanecer longas horas em pé ou sentado
- Falta de exercícios físicos
- Uso de anticoncepcionais
- Constipação intestinal
- Tabagismo (fumo)
- Trombose venosa

PRINCIPAIS SINTOMAS:

- Sensação de perna cansada e pesada
- Edema (inchaço) no tornozelo
- Câimbras

Todos esses sintomas acentuam-se no final do dia, sobretudo quando se permanece longas horas de pé ou sentado, no calor, no período pré-menstrual e durante a gestação.

COMO SE TRATAM AS VARIZES?

- Nas formas leves e moderadas de insuficiência venosa, indica-se o tratamento clínico com medicamentos denominados vaso protetores. Medidas como redução do peso corporal, mudanças de hábitos posturais, ginástica e uso de meias elásticas compressivas podem ser de grande utilidade.

- As telangiectasias (microvarizes, vasinhos) são tratadas pela escleroterapia (injeção de substâncias esclerosantes).

- Nas veias mais dilatadas, de calibre maior, é indicado o tratamento cirúrgico.

- O uso de vasos protetores (substâncias que atuam nas paredes das veias) constitui medida importante no controle dos sintomas que habitualmente acompanham as varizes (inflamação e edema), melhorando a circulação e mantendo a integridade da parede dos vasos.

- A avaliação esclerosante só deve ser feito quando indicado por médicos angiologistas e, de preferência para as varizes de pequeno calibre.

- Existem vários métodos de esclerose de varizes: laser, radiofreqüência e injeção; todos com bons resultados quando bem executados, desde que o paciente dê seqüência ao tratamento e siga as orientações do seu médico (angiologistas), pois é fundamental a continuidade do tratamento para escolha do método que melhor se adapte ao organismo do paciente.

- DOENÇAS DECORRENTES:

Dependendo do tempo e do grau de evolução da doença, podem ocorrer complicações tais como:
- Manchas escuras na perna
- Inflamação
- Flebites e até úlceras varicosas.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES PARA QUEM TEM VARIZES:

1- Evitar ficar de pé ou sentado por mais de uma hora. Movimentar-se, pois os exercícios melhoram a circulação das pernas. Quando sentado manter as pernas esticadas e os pés apoiados no chão ou elevados.

2- Usar sapatos adequados com saltos baixos (3 e 4 cm). Sandálias sem salto são contra indicadas. Procurar usar roupas confortáveis e folgadas que não apertem as articulações.

3- Quando as pernas estiverem inchadas, mantê-las elevadas durante a noite com um calço sob os pés da cama (aproximadamente 7 cm).

4- Com indicação médica, massagear os pés e pernas com duchas de água ligeiramente morna, 2 a 3 vezes ao dia.

5- Caminhar, andar de bicicleta ou nadar são ótimos exercícios. Evitar esportes de impacto (tênis, squash, salto em altura, aeróbica, musculação, lutas), porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüência, a sua dilatação e/ou formação de outras varizes.

6- Evitar levantar peso.

7- No calor, beber no mínimo 2 litros de água por dia.

8- Procurar ambientes frescos, sauna, banhos quentes e sessões de bronzeamento NÃO são recomendados, pois o calor dilata os vasos.

9- Evitar o excesso de peso corporal.

10- Manter uma dieta equilibrada, CONTROLANDO o excesso de SAL, condimentos e FRITURAS.

11- Controlar outras doenças concomitantes, tais como diabetes e hipertensão.

12- Anticoncepcionais e outros medicamentos só devem ser tomados sob prescrição médica.

SEQÜELAS PÓS-TRATAMENTO:

Podem ocorrer algumas complicações que felizmente são bem pouco freqüentes e, após tratamento adequado, ficam curadas, mas devemos informar-lhes a respeito.

a) Equimoses, manchas roxas provocadas pelo sangramento embaixo da pele, no local onde a agulha penetrou no momento da aplicação, desaparecendo espontaneamente após 15 a 20 dias.

b) Pigmentação, no local onde havia as varizes, que costuma desaparecer espontaneamente. Caso persista o problema, pode ser usado um creme específico para remove-la.

c) Coagulação de sangue em algumas varizes de calibre um pouco maior ou em algumas veias vizinhas ao local onde se fez a aplicação, o que pode provocar ligeira dor e que, posteriormente, pode desaparecer espontaneamente ou ser removido em uma outra sessão de escleroso.

d) Aparecimento de minúsculas varizes, após a aplicação (microvarizes). Estas, após alguns meses, costumam desaparecer “quase” que totalmente.

e) Formação de uma pequena lesão na pele que pode se transformar numa pequena ferida. Acredita-se que a substância esclerosante possa atingir pequenas artérias da pele, produzindo tal lesão. Esta é a complicação mais temida por todos os angiologistas, pois não se tem como evitar, é uma predisposição individual, isto é, se já ocorreu alguma vez em tratamento anterior com outro médico, poderá ocorrer novamente com qualquer médico, por mais experiente que seja.

Observação: Cada caso é um caso diferente, não se intimide com as observações das “seqüelas pós-tratamento” apesar de serem verídicas; o correto e ter os devidos cuidados citados acima e procurar um médico especialista (angiologista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário