sábado, 6 de novembro de 2010

RPG

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL

É um método terapêutico reconhecido pela fisioterapia clássica que visa tratar dores nas costas, nas articulações, tensões musculares e outros problemas de forma simples e educativa. Baseia-se em exercícios de alongamento muscular e orientações posturais que podem ser praticados no dia-a-dia, no trabalho e até nos momentos de lazer. Diferencia-se da fisioterapia clássica por cuidar do paciente de forma “global”, tratando não apenas o local que dói, mas buscando a identificação do grupo do qual faz parte a região comprometida / dolorida para, então, tratar o problema com o auxílio de exercícios específicos de alongamentos que muitas vezes trabalham partes do corpo que parecem não ter muita relação com a dor da qual o paciente se queixa. A técnica pode ser usada no tratamento de desvios posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose), hérnias discais, dor ciática, cervicalgia, lombalgia, torcicolo, artrose, tendinites, distúrbios circulatórios e digestivos e até fibromialgia. Melhora o funcionamento do sistema respiratório e proporciona liberdade e leveza de movimentos. Nem sempre cura, mas certamente melhora o estado geral do paciente.
Como qualquer tratamento terapêutico, a RPG deve ser feito com acompanhamento de um profissional qualificado geralmente por um fisioterapeuta ou um profissional da educação física qualificado. No entanto, com a mudança de alguns hábitos, corrigindo posturas e tomando certas atitudes é possível prevenir dores e incômodos no corpo.

VEJA ALGUNS EXERCÍCIOS E ORIENTAÇÕES QUE PODEM SER ADOTADOS NA ROTINA DO TRABALHO OU EM CASA, E QUE VÃO LHE AJUDAR A TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL E ENCONTRAR HARMONIA E EQUILÍBRIO PARA O CORPO.

COLUNA
1. Deitado(a) apóie as costas sobre uma superfície dura e reta (plana). Com os braços esticados junto ao corpo e com as palmas das mãos voltadas para o chão, dobre os joelhos e encolha a barriga e contraia os músculos das nádegas. Fique assim de 5 á 10 segundos e relaxe. Repita esses exercícios 10 vezes. Intervalos de 1 minuto.

2. Deitado(a) contraia os músculos abdominais, cruze os braços sobre o peito, levante a cabeça e mova o queixo até próximo ao peito. Você vai sentir alongar a coluna. Mantenha a posição de 5 a 10 segundos e relaxe, repita 10 vezes. Intervalos de 1 minuto.

3. Deitado(a) puxe os dois joelhos em direção ao tórax e, ao mesmo tempo, levante a cabeça e os ombros do chão. Mantenha esta posição de 5 a 10 segundos e relaxe, repita 10 vezes. Intervalos de 1 minuto e meio.

4. Sentado(a) em uma cadeira com postura ereta e com os pés apoiado no chão, levante os braços, junte as mãos acima da cabeça e alongue o corpo para cima. Em seguida, com os braços na mesma posição, desloque lentamente o tronco para um lado, volte e repita para o outro lado. Para terminar, incline o tronco para frente, devagar, encostando o peito nas coxas e as mãos no chão, e sem tirar o quadril do lugar. Volte devagar a posição normal de sentado(a), relaxe e repita este exercícios 5 a 10 vezes. Intervalos de 1 minuto e meio.

MÃOS E BRAÇOS

1. Estique o braço direito à frente do corpo na altura do ombro direito com a palma da mão para cima. Com a mão esquerda, segure todos os dedos da mão direita e puxe levemente para baixo e leve o pulso para cima sem flexionar a articulação do cotovelo. Mantenha esta posição durante 5 a 10 segundos e relaxe repita 10 vezes, após, realizar no outro braço. Depois repetir o exercício em ambos os braços, só que agora com a palma da mão para baixo. Intervalos de 1 minuto.

2. Com os braços esticados para frente e alternando para o lado do corpo sempre na altura dos ombros, abra e feche as palmas das mãos várias vezes até sentir fadiga, para fortalecer os dedos. Repita 5 vezes com intervalos de 1 minuto.

PESCOÇO E OMBRO

1. Em pé com a coluna ereta e braços esticados e relaxados ao lado do corpo, realizar movimentos de rotação interno exclusivamente concentrado(a) com o ombro, vigie para que os braços não influenciem no movimento. Repita 10 a 15 vezes, intervalo de 1 minuto, e após fazer também ao contrário rotação externa.

2. Sentado no chão com as pernas cruzadas em forma de borboleta e com os braços relaxados sobre as pernas e coluna ereta.

a) Com gestos suaves, incline a cabeça em direção ao ombro direito e, em seguida, para o esquerdo, tente permanecer por pelo menos 10 segundos em cada movimento. Repita de 5 a 10 vezes para cada lado. Após 1 minuto...

b) Leve o queixo para o peito e a nuca para as costas, tente permanecer por pelo menos 10 segundos em cada movimentos. Repita de 5 á 10 vezes para cada lado. Após 1 minuto...

c) Faça movimentos giratórios com a cabeça para os dois lados, comece suave e pode aumentar a velocidade gradativamente de acordo com suas condições, respeite suas condições atuais e individualidade biológica. Realizar somente, no máximo, 10 vezes para cada lado.

DICAS PARA O COTIDIANO DIÁRIO:

1. Despreguice seu corpo sempre que puder.

2. Se você passa grande parte do dia na frente do computador, mantenha os olhos no mesmo nível na parte superior do seu monitor e evite deixar o queixo para baixo.

3. Mantenha os olhos relaxados, sem deixá-los cair para frente. Apóie as costas no encosto da cadeira. Se possível, use uma almofada na altura da cintura, para ajudar a manter a coluna ereta.

4. Não se sente em uma cadeira muito baixa, pois os ombros ficam tencionados. Regule a cadeira de forma que os cotovelos fiquem perto de forma que formem um ângulo de 90º. Os pulsos devem ficar retos sobre a mesa.

5. Mantenha os pés no chão, um paralelo ao outro. Se necessário, use um apoio para os pés.

6. Em casa ou no trabalho, evite manter a mesma posição por mais de uma hora. Levante e movimente-se pelo menos a cada uma hora.

7. Quando estiver em pé, mantenha o peso apoiado nas duas pernas, os ombros para traz e a barriga para dentro. Não alterne o peso entre as pernas.

8. Procure dormir sempre de lado, com um travesseiro baixo e as pernas dobradas. Evite deitar-se de bruços ou de barriga para cima.

9. Beba no mínimo 2 litros e meio d’água por dia, se possível 3 á 4 copos em jejum, tomando café após 40 minutos, deixe essa água agir em seu organismo como forma de limpeza e hidratação. Lembre-se em uma atividade física perde-se muito líquido, porém deve-se tomar mais de 2 litros e meio de água para compensar esse líquido perdido na atividade; 2 litros e meio é para consumir em estado normal.

QUER SABER MAIS? ENTRE EM UMA DESSAS FONTES:

1. http://www.irpos.com.br
2. http://www.fisioterapia.com.br
3. http://www.bycorpus.com.br
4. http://www.erealizacoes.com.br
5. http://www.portaldacoluna.com.br
6. http://geocities.yahoo.com.br/acupuntura_br/rpg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário