sábado, 13 de novembro de 2010

DROGAS

CONCEITOS BÁSICOS E DE SUMA IMPORTÂNCIA:

DROGA:

“Qualquer substância natural ou sintética (substância criada pelo homem) que, quando administrada ou consumida por um ser vivo, modifica uma ou mais de suas funções, com exceção daquelas substâncias necessárias para a manutenção da saúde normal (água, alimentos etc.)”. (Ghodse, 1995 – OMS)
Drogas psicoativas ou psicotrópicas são aquelas que modificam o funcionamento do cérebro. Ser ou não localizada não determina se uma substância é ou não droga. Cigarro e bebidas alcoólicas são drogas!

MEDICAMENTO:

Substâncias ou produto que se utiliza como remédio no tratamento de doença física ou mental. (OMS, 1993) Os medicamentos modificam o funcionamento do organismo, portanto são drogas também. Sua utilização necessita indicação adequada.

DEPEDÊNCIA QUÍMICA:

“Estado caracterizado pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias químicas psicoativas com repercussões negativas em uma ou mais áreas da vida do indivíduo” (OMS). Tal estado pode ser episódico ou permanente, mas tende a tornar-se progressivo com o passar do tempo. A dependência química é uma doença primária, crônica, progressiva e de determinação fatal.

TOLERÂNCIA:

É a necessidade do uso de doses crescentes de uma determinada droga, para obter efeitos originalmente alcançados com doses menores ou a redução significativa do efeito, quando a dose consumida se mantém estável.

SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA:

Conjunto de sintomas decorrentes da interrupção do uso da droga. Eles variam segundo o grau de intoxicação, desde tremores matinais, náuseas, irritabilidade até com delírios e alucinações.

OVERDOSE:

Uso de qualquer droga com produção de efeitos físicos e/ou mentais danosos e frequentemente letais, seja por quantidade excessiva, pureza da droga ou pela diminuição da tolerância do indivíduo. As drogas se classificam quanto a ação no sistema nervoso central em: estimulantes, depressoras e perturbadoras.

NIVÉIS DE PREVENÇÃO:

- Primária – Conjunto de ações educativas visando a saúde. Ela deve intervir antes ou em face da perspectiva de consumo de drogas.

- Secundária – Conjunto de estratégias definidas quando é detectado um problema inicial de consumo de drogas, tentando evitar o agravamento.

- Terciária – Intervenções realizadas quando a dependência química já está instalada e atua antes, durantes e após o tratamento, no intuito de reintegrar o indivíduo à sociedade e prevenir recaídas.



VEJA A SEGUIR ALGUNS TIPOS DE DROGAS, COM SEUS SIGNIFICADOS, EFEITOS e CAUSAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário