sábado, 13 de novembro de 2010

INALANTES

São substâncias voláteis (evaporam na temperatura ambiente) que quando inaladas produzem efeitos no cérebro capazes de alterar seu funcionamento. Esse conceito serve para uma grande quantidade de produtos com diferentes ações tais como: esmaltes de unha, cola de sapateiro, removedores de tinta, acetona, thinner, benzina, adesivos, fluidos para isqueiro, gasolina, clorofórmio, éter entre outros. No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas) o inalante é a droga mais usada pelos adolescentes depois do álcool e, geralmente, a primeira experiência ocorre em sua própria casa. Os inalantes são considerados como sedativos.

SUAS CAUSAS:

Provocam dores de cabeça, tonturas, relaxamento da musculatura, altera a percepção deixando o usuário mais exposto á acidentes, depressão do cérebro, destruição de neurônios causando lesões irreversíveis no cérebro, o uso com freqüência faz com que o usuário perca a motivação e a energia tendo dificuldade de concentração e diminuição da memória (raciocínio lento), lesões da medula óssea, do fígado, dos rins e dos nervos periféricos que controlam os nossos músculos. Podendo ainda ocasionar casos mais graves como: convulsões, depressão respiratória e até mesmo o estado de coma.

SINTOMAS:

Pupilas delatadas, olhos avermelhados ou perdidos, expressão de aflição, modos desorientados, nariz vermelho ou com coriza, rachaduras ao redor da boca e do nariz, salivação excessiva, coordenação motora desequilibrada durante efeito da intoxicação, grande confusão na memória, incapacidade de escrever, tonteiras, agitação, hálito muito forte desagradável, cheiro de produto químico na roupa e pelo corpo, acessos de risos descontrolados sem motivos aparentes, falas incompreensíveis, conversa que revela assuntos distorcidos com relação do fator tempo e lugar, tosse excessiva, atitude de poder e invencibilidade (se considera um super homem ou uma mulher maravilha), sonolência anormal, câimbras musculares nas pernas e no estomago, náuseas, falta de concentração, perda súbita da memória, mau humor, baixo desempenho escolar e na higiene pessoal. Esses sintomas isolados NÃO são necessariamente indicativos de uso. É preciso uma observação cuidadosa e atenta, com diálogo franco e aberto.

PRODUTOS MAIS USADOS:

Lança-perfume – É um inalante cujo uso e fabricações são proibidas no território brasileiro, sendo lançado no mercado como “aromatizador de ambiente”.

Cheirinho da loló – Produto à base de clorofórmio e éter, pelo fato de ser preparado de forma clandestina, oferece maior risco devido à adição de diversos produtos a fim de substituir substâncias em sua composição, o que dificulta o tratamento nos casos de intoxicação aguda.

OBSERVAÇÕES:

- O uso de inalantes durante a gestação pode trazer sérios prejuízos na formação do feto, atingindo cérebro e outros órgãos, causando deformações e/ou retardo mental.

- O usuário pode sofrer a Síndrome de morte Súbita (morrer na primeira, décima ou centésima vez que usar.

- O uso constante de inalantes causa lesões profundas no cérebro podendo chegar ao estado de demência, (preserve sua inteligência).

2 comentários:

  1. Os pais devem ter cuidado com os produtos que mantêm em casa. Um levantamento feito em escolas particulares de São Paulo mostra que os inalantes são a terceira substância psicoativa mais consumida – depois de álcool e tabaco – por estudantes de 15 a 18 anos. Os inalantes são capazes de promover depressão na atividade do sistema nervoso central. A principal substância responsável por esses efeitos é o toluol, solvente que faz parte da fórmula de produtos como esmalte de unhas e cola de contato, conhecida também como cola de sapateiro. Veja a matéria sobre o assunto, publicada pelo jornal Diário de S.Paulo: http://migre.me/2doEk

    ResponderExcluir
  2. É verdade todo cuidado é pouco os inalantes por esta em alguns casos facilmente circulando pela casa por ter algum coponete químico compondo algum alvejante, detergente material de limpesa em geral. Crianças e jovens podem ter acesso mais fácil a esses produto.

    ResponderExcluir