sábado, 13 de novembro de 2010

ALCOOLISMO

:

O álcool é a substância química considerada a campeã das drogas, é a mais utilizada pela humanidade. Está presente nas maiorias das festas e rituais religiosos. Apesar disso, não se trata de uma substância inofensiva. A intoxicação por álcool pode trazer conseqüências muito sérias á saúde. Algumas pessoas tornam-se dependentes do álcool, perdendo totalmente o controle de suas vida.

CAUSAS:

As causas mais freqüentes são gastrites, úlcera, hepatite tóxicas, esteatose (acúmulo de gordura nas células do fígado, decorrente da ação tóxica do álcool sobre as membranas), cirrose hepática, pancreatite, lesões cerebrais, demência, diminuição das forças musculares nas pernas. Miocardites, riscos de infartos, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais (AVC - derrame), aumenta o risco de neoplasias (câncer) no trato gastrintestinal, na bexiga, na próstata, e em outros órgãos, síndrome alcoólica fetal (SAF) em gestantes, podendo ocasionar diversos problemas na formação do bebê podendo até apresentar deficiências para a vida toda como: anomalias físicas, comprometimento mental e distúrbios de comportamentos; prejuízos físicos e psicológicos e um alto custo social.

SINAIS:

Dificuldade de controle de consumo e quantidade, abandono de prazeres como, por exemplo, social e esportivo, falta com as responsabilidades (trabalhos e compromissos), mudança de hábito como intolerância e agressividade, baixo desempenho higiênico e educativo (escolar), persistência do uso do ácool mesmo diante de evidências nocivas e claras consigo mesma, envolvimento com a polícia, agressões físicas, envolvimento em acidentes de trânsito com certa freqüência, entre outros. Quando a pessoa apresenta sintomas apresentados acima, consequentemente “talvez” esteja na hora de buscar ajuda cada caso tem que ser analisado, estudado tudo com muita atenção e o tratamento (diálogo) tem que ser as claras o mais franco possível. Pode ser que seja sinais de outro problema como depressão ou problema particular (momentos difíceis da vida e muitas vezes passageiros), não se pode dar um tiro no escuro, por isso antes de taxar uma pessoa como alcoólatra tem que ter a absoluta certeza o que não é muito difícil, pois os sinais são claros e evidentes. Ninguém gosta de ser taxado por uma coisa que não fez, e isso pode ter efeito contrario, é o caso do tiro que saiu pela culatra, (passar a fazer por pirraça “adolescente” ou por vingança “adolescente ou adulto”).


ALGUNS DADOS E PESQUISAS:

- De acordo com o ministério da saúde, 80% de jovens entre 10 e 19 anos já usaram bebidas alcoólicas pelo menos uma vez. A iniciação do uso começa cada vez mais cedo, em torno de 10 anos de idade. Muitas das vezes nos interiores e nas grandes cidades são oferecidos pelos próprios parentes.

- A dependência do ácool atinge cerca de 10% da população mundial.

- Grande parte dos acidentes de trânsitos, ocorrido no Brasil, é conseqüência direta da embriagues ao volante, representando a primeira causa de morte entre jovens de 14 a 26 anos. O país chega, anualmente, a 350.000 feridos e 50.000 vítimas fatais, tornando-se referência mundial em mortes no trânsito.

- Nas cidades brasileiras, 65% dos leitos hospitalares de emergência encontram-se ocupados por pessoas que sofreram acidentes de trânsito. É a sexta causa de internações hospitalares.

- Cerca de 13% do orçamento do SUS (sistema único de saúde) é consumido no tratamento das vítimas.

- Segundo dados americanos, a cada mil nascimento, uma a duas crianças nascem comprometidas pelo uso de bebidas alcoólicas durante a gravidez. (no Brasil não existem estatísticas regionais).

- Segundo relatório da Organização Internacional do trabalho (OIT), a bebida alcoólica é responsável por 50% das faltas ao trabalho no Brasil e provocou 339 mil acidentes de trabalho em 2002.

AS INDÚSTRIAS E SUAS ESTRATÉGIAS MALÍCIOSAS:

- A indústria do álcool procura convencer as pessoas a usarem seus produtos (poder de persuasão). Para isso, utiliza-se de todos os recursos possíveis e disponíveis de propaganda, introduzindo sua marca em filmes de cinema e programas de TV em geral, quando já era pra ser encarado como um malefício a nível do cigarro, tendo sua propaganda proibida e trazendo fotografias em suas embalagens das desgraças e transtornos que fazem com a saúde de seus usuários e familiares. A lei seca ainda é muito pouco, está longe do ideal.

- O apelo sexual através de modelos da moda e personagens famosos que apresentam os produtos do álcool: cervejas, vinhos, uísque, caipirinhas, cachaças etc. Se mostrando muitas das vezes elegantíssimos associando o álcool a uma imagem bonita querendo passar que o álcool é figura e objeto essencial para uma beleza inócua (não traz danos, inocente, inofensivo), quando o que muitas vezes atrás de tudo isso pode e “as vezes” é um futuro altamente monstruoso e drástico não só para o usuário, mas também para seus entes queridos que acabam sofrendo junto e muitos deles tendo até que mudar suas vidas radicalmente, tendo que se adaptar a nova realidade de algum parente que caiu nas armadilhas dessa indústria infelizmente ainda tão poderosa.

MITOS RELACIONADOS AO ALCOOLISMO:

- Ingerir café, comprimidos antes/ou depois, óleo entre outros e tomar banho frio após bebedeiras, não vai devolver a sobriedade para quem bebeu. O álcool precisa de tempo para ser metabolizado pelo organismo. Permanecerá o tempo que for necessário no organismo independente da atitude que venha tomar e causará o mal que tiver que causar, nenhum desses mitos o livrará das causas citadas acima caso tenha que ocorrer.

- A cerveja e o vinho são tão tóxicos quanto à cachaça, o uísque e as outras bebidas alcoólicas. O fato de possuírem menor teor etílico, apenas facilita o consumo de quantidades maiores.

TEOR ALCOÓLICO EM % DE ALGUMAS BEBIDAS:

_ Vodca 40%
_ Champanha 8%
_ Uísque 43%
_ Cerveja 5%
_ Vinho 12%
_ Pinga 39%

OBESERVAÇÃO:

_ A dependência de álcool no Brasil atinge de 5% a 10% da população brasileira, não faça parte dessa porcentagem.

_ “Procure ficar mais alto do que essa droga pode ter deixar”. Fique esperto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário