sábado, 13 de novembro de 2010

CRACK

Fazendo uma analogia essa caçulinha da destruição humana é sem dúvidas um verdadeiro “craque” das drogas, com uma habilidade e velocidade incrível para conduzir seus usuários a um estado de dependência, mudando estilos de vidas, ocasionando enormes transtornos para familiares e amigos e levando grande parte de seus usuários ao óbito. Muitos usuários optam pelo crack ao invés da cocaína, porque é uma droga mais barata e também porque a cocaína leva em média 20 segundos para chegar ao sistema nervoso central, ao contrario do “crack” que com grande habilidade chega ao sistema nervoso central em torno de 8 a 12 segundos, pelo fato dos pulmões absorverem quase 100% da droga; seu efeito tem duração em torno de 10 minutos. O crack é consumido na sua maioria fumado em cachimbos podendo também ser ingerido de forma oral. Seus usuários chegam a um nível tão elevado do vício que há casos que o próprio usuário pede para ser acorrentado porque não tem mais controle sobre si próprio e também porque muitos estão sobre ameaças de morte com traficantes devido a dívidas com os mesmos.
O crack é composto da sobra da cocaína, ácido sulfúrico, querosene, cal, amônia e bicarbonato de sódio.

SINTOMAS:
Alucinações, inquietação psicomotora (dificuldade para permanecer parado até quadros mais sérios de agitação, muitos tendo que ficar acorrentado por parentes), efeitos psíquicos em suas formas crônicas e agudas entre outros sintomas degenerativos da elevação da adrenalina.

CAUSAS:
Destruição de neurônios, degeneração dos músculos do corpo (o que dá a aparência esquelética ao usuário), dano cognitivo: em meio ano de uso, o QI pode baixar em 20%, isolamento social, a maior causa de morte entre os usuários é de dívidas com os traficantes, em uma amostra de 131 dependentes, 18,5% morreram após 5 anos de uso entre outras.

Observação: Existem leitos para internação emergencial de usuários de crack. Esses leitos estão em hospitais, emergências e em CAPS III que funcionam 24 horas, com atendimentos e acompanhamento médico e psicológico entre outros.

“Seja um CRAQUE na escolha e não uma escolha do CRACK; Escolha a vida!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário