sábado, 13 de novembro de 2010

DROGAS SINTÉTICAS

São drogas produzidas pelo homem, através de processos químicos cujos principais componentes não são encontrados na natureza. A expressão “droga sintética” começou a ser utilizada como sinônimo de drogas para dança (club drugs) ou drogas recreativas devido ao aparecimento da droga sintética ecstasy (MDMA) e outras anfetaminas nos meios do consumo recreativo associado á dança. Os tipos mais comuns são: ECSTASY, LSD, GHB, KETAMINA, e METANFETAMINAS. Falaremos sobre algumas dessas drogas logo abaixo.

GHB: É um depressor do sistema nervoso central com efeitos semelhantes ao do álcool. Encontrado, geralmente na forma de sais, sendo misturado em água para uso recreativo. Inicialmente utilizado como substância anabolizante, teve seu uso proibido pelo alto risco de superdosagem (overdose).

EFEITOS:
Em pequenas doses os efeitos são similares aos do ácool: relaxamento, redução da inibição, diminuição nas atividades motoras e melhora de humor. Em doses mais altas causam tonturas, voz pastosa, náusea e desequilíbrio. A linha entre a dose recreativa e a superdosagem é muito sutil.

CAUSAS:
O GHB é um potente depressor respiratório e uma overdose pode causar inconsciência, convulsões, vômitos e coma. A mistura com álcool pode ser fatal. O uso em conjunto com ecstasy pode acarretar um quadro gravíssimo de convulsão e possível sufocamento. O uso freqüente causa dependência severa, com sintomas de abstinência semelhantes ao do álcool (delirium tremes).

KETAMINA:
É um anestésico utilizado principalmente em animais. Obtido, normalmente, em lojas de produtos para animais, na forma líquida; passa por um processo de secagem para extração dos cristais, que são triturados e usados por via nasal.

EFEITO:
A ketamina é um anestésico, que tem a capacidade de diminuir a percepção corporal e causar alterações visuais. Em doses pequenas o usuário se sente embriagado, tonto e com movimentos desajeitados e robóticos. O pensamento se torna enevoado, com a visão de cores brilhantes e sensação de esta sonhando acordado. E doses altas o indivíduo sente que sua mente esta saindo do corpo, causando uma angústia de sensação de morte.
CAUSAS:
A ketamina tem um alto poder de dependência psicológica e não é raro o uso freqüente e diário. O usuário freqüente tem a sensação de esta sendo perseguido (paranóia). Recentemente foi descoberto, que a ketamina causa lesões irreversíveis em regiões do cérebro relacionadas á memória e ao pensamento lógico.

METANFETAMINA:
Um potente estimulante sintético, usado para fins tanto médicos quanto recreativos. Encontrado sob as formas de pó ou cristais podendo ser fumados, aspirados, injetados ou mesmo ingeridos com líquidos.

EFEITOS:
É um estimulante do sistema nervoso central. Causa euforia, nervosismo, hiperexcitabilidade, aumento da pressão e nos batimentos cardíacos, suor, tontura, insônia, fala incessante, ranger dos dentes e outros sintomas semelhantes aos efeitos da adrenalina.

CAUSA:
Além de causar tolerância aguda (o usuário precisa de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito) e dependência severa, o uso freqüente causa uma síndrome denominada psicose anfetamínica semelhante a um transtorno mental necessitando de tratamento psiquiátrico além da interrupção do uso; o que é sempre muito difícil, e que depende muito da força de vontade do usuário e do apoio dos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário