domingo, 16 de janeiro de 2011

LONGEVIDADE

OS CAMINHOS PARA A LONGEVIDADE

Estudos comprovam que 50% dos fatores que levam à vida saudável são provenientes do estilo de vida; ou seja o próprio homem escolhe tipos de vidas, hábitos ou vícios benéficos ou maléficos para a saúde, que direcionarão sua vida para uma longevidade ou para uma morte muitas das vezes precoce. Veja o que diz a pesquisa abaixo segundo a longevidade saudável.
O ditado popular já diz que é melhor prevenir do que remediar, mas será que você está cuidando de verdade da sua saúde? O centro de Longevidade e Spa, que em 2007 completou 25 anos de muita pesquisa na área da medicina preventiva e preditiva, apresenta os cinco degraus que devem ser seguidos por quem quer atingir uma vida longa e saudável.
Segundo indicam alguns estudos, a genética familiar contribui em cerca de 20% no estado de saúde das pessoas, sendo que outros 20% são formados pelo meio ambiente e 10% pela assistência médica. Os 50% restantes são a parte afetada pelo estilo de vida, porcentagem significativa que só depende da consciência de cada um.
Na base da pirâmide da Longevidade está o equilíbrio emocional, constituído por pensamentos e atitudes positivas. A maneira de pensar não melhora apenas a percepção da vida, mas também o quanto se vive. Pesquisadores americanos comprovaram que pessoas otimistas (positivas) têm reduzidos pela metade os riscos de morte prematura em comparação a pessoas que tendem a ser mais pessimistas (negativas). Outros fatores importantes para equilibrar a área emocional são o controle do estresse, um bom sono e a harmonia no convívio social e familiar.
Em segundo lugar vem a opção de não fumar e não usar drogas. O fumo é a principal causa de morte evitável e mata mais que AIDS, acidentes, drogas, suicídios e homicídios juntos. Um quadro nada animador também para os dependentes de álcool e outros tipos de drogas.
No terceiro degrau estão os exercícios físicos que além de ajudar a manter o peso, melhora a saúde vascular, fortalece os ossos, assistindo na proteção contra o estresse e inúmeras doenças. Pessoas ativas têm maior liberação se serotonina, dopamina e endorfina , substâncias que proporciona uma sensação de bem-estar, contribuindo para a redução do estresse e promovendo melhor qualidade de vida.
Logo a seguir, no quarto degrau, está a alimentação saudável e equilibrada, que deve ser rica em carboidratos complexos, fibras e "gorduras do bem", como o Ômega 3 e restrita em sal, açúcar refinado e gorduras ruins como as trans e saturadas. Frutas, verduras, grãos, cereais, alimentos integrais e peixes atuam diretamente na longevidade, reduzindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásticas. Outro cuidado que deve ser tomado é a alimentação fracionada, ou seja, sem longos períodos de jejum e feita de uma maneira consciente e tranqüila, mastigando bem os alimentos.
E não podemos esquecer o balanceamento dos microelementos, de fundamental importância para que as células tenham substratos necessários para proceder suas funções de defesa. A carência de vitaminas pode ser responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças.
Seguindo estes passos, certamente você estará no caminho de uma vida saudável. Nosso corpo e nossa mente são o resultado daquilo que comemos, de quanto e como nos exercitamos, do ambiente com o qual estamos em contato, noites de sono, e, finalmente, daquilo que pensamos.